O Microsoft OneDrive é um tipo de serviço de armazenamento de dados e informações, que está incluído na coleção Windows Live, da Microsoft. Através do OneDrive é possível fazer o armazenamento de hospedagem de qualquer tipo de arquivo, por meio da sua Windows Live ID. O sistema se chamava, anteriormente, de SkyDrive, mas a partir de 27 de janeiro de 2014, foi rebatizado como OneDrive.

Além disso, a partir da definição de suas configurações de privacidade, pode autorizar alguém a ter acesso às pastas que estiverem definidas para uma pessoa específica, ou mesmo para todos, ao alterar a configuração como “pública”, na rede do Windows Live.

De início, o usuário do OneDrive pode dispor de 7 GB de armazenamento, totalmente gratuitos – à escolha: podem ser fotos, texto, áudio, enfim, qualquer elemento. Para ganhar mais espaço, pode-se: optar por um upload de imagem de modo automático, a partir de um smartphone – o que renderá mais 3 GB disponíveis e convidar seus amigos que tenham uma Windows Live ID. Por cada convidado, o proprietário da conta ganha mais 500 MB.

Seus concorrentes diretos no mercado são o Dropbox e o Google Drive.

História do OneDrive
OneDrive

Primeiramente, esse sistema de armazenagem se chamava, à época de seu lançamento, Windows Live Folders. Esse foi o nome por meio do qual foi apresentado para testes, ainda em versão beta e limitada, para os Estados Unidos.

Em 1 de agosto de 2007, o serviço passa a ser oferecido a um público bem mais extenso e em 9 de agosto do mesmo ano, começou a se chamar Windows Live SkyDrive, ficando disponível para testes na Índia e no Reino Unido.

Já em 2008 – 22 de maio – começa a ser oferecido para mais de 60 países e no final do mesmo ano a disponibilidade de espaço de armazenamento quintuplicou, indo dos iniciais 5 GB para 25 GB.

A seguir, foi atualizado para funcionar na “Wave 4” já em 2010, agora com suporte de Office Web Apps e integrado ao Windows Office Live, com um suporte de versão.

Funcionalidades do OneDrive
Microsoft OneDrive

Esse sistema de armazenamento tem uma série de funcionalidades para ajudar o dia a dia do usuário.

Windows Live Photos é um dos apps que são parte integrante do OneDrive, capaz de propiciar a seus usuários um upload de fotos simplificado, para que outros usuários também possam ter acesso às mesmas imagens, por meio de um navegador.

Há ainda as Tags pessoais, com informações das fotos relacionadas, de forma personalizada, à rede de contatos do usuário, com integração a Windows Live. Galeria de fotos é outro recurso, com suporte a arquivos que utilizem o formato Zip, além de outros formatos tipo imagem. Pode-se fazer também um slide show, que exibirá as imagens em tela cheia, por meio da tecnologia Silverlight.

Compartilhe

Autodidatas - 2017

Flag Counter